sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Rosetta já chegou!


Lançada em março de 2004, a sonda/orbiter Rosetta foi reativada em janeiro de 2014, após um recorde de cerca de dois anos e meio em hibernação. Agora que Rosetta já se encontra a orbitar o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, os seus objetivos são: estudar o objeto celeste de mais perto, preparar o envio de uma lander, Philae, até à superfície do cometa, e acompanhar as mudanças sofridas pelo cometa 67P/C-G, na sua viagem de aproximação e afastamento do sol.



A imagem apresentada a seguir foi captada pela câmara Onboard Scientific Imaging System (OSIRIS) da Rosetta, em 3 de agosto, a uma distância de 285 km. A resolução da imagem é de 5,3 metros/pixel.
Créditos: ESA/Rosetta/MPS for OSIRIS Team MPS/UPD/LAM/IAA/SSO/INTA/UPM/DASP/IDA
"Ao longo dos próximos meses, além de caracterizar o núcleo do cometa e definir o passo para o resto da missão, começaremos os preparativos finais para mais um limiar histórico – pousar na superfície de um cometa", disse Matt Taylor, cientista do projeto Rosetta do European Space Research and Technology Centre (ESTEC) da European Space Agency (ESA), em Noordwijk, Holanda.


Até finais de agosto, serão identificados cinco possíveis locais de “aterragem” e, em meados de setembro, o local principal já estará determinado. O cronograma final da sequência de eventos que conduzirão à implantação da Philae (atualmente prevista para o dia 11 de novembro) será confirmado em meados de outubro.


 





quarta-feira, 23 de julho de 2014

ESA Summer Workshop for Teachers 2013

Cloud Chamber done by Anu Ojha, Director of the National Space Academy in the UK during ESA Summer Workshop for Teachers 2013.

ESA Summer Workshop for Teachers 2013

Science Day 2014 at the Secundary School Carlos Amarante, Braga, Portugal:












segunda-feira, 21 de julho de 2014

NASA's Human Path to Mars

That's one small step for a man, a giant leap for mankind (Neil Armstrong, 1969)


Mas desta vez, estaremos mais longe da Terra-mãe e, por isso, esse "salto" será ainda mais gigante que há 45 anos atrás.


E já não falta muito...


(ver link: NASA's Human Path to Mars)











domingo, 11 de maio de 2014

A vida de um astronauta na ISS...

Conferência de Natal da Ciência Viva, com o apoio da ESA, em 7 de dezembro de 2013

Paolo Nespoli mostrou-nos que não é fácil (sobre)viver na ISS... Este astronauta italiano da ESA esteve durante 6 meses na estação (missões 26 e 27) e, com um grande entusiasmo e um discurso bastante inteligível e apelativo, Nespoli conseguiu cativar o imenso público presente, logo desde o início.

Muito do que foi dito por Nespoli, já nós tínhamos aprendido no nosso Summer Workshop for Teachers 2013... mas foi muito melhor ouvi-lo diretamente da boca de um verdadeiro astronauta e ao vivo!

Foi espetacular!


segunda-feira, 21 de abril de 2014

Disseminação ESA - apresentação de um poster científico

A apresentação de um poster científico sob o tema "Viver em Marte: Ficção Científica ou Realidade?", decorreu durante as Jornadas Pedagógicas Maristas, no Colégio Marista de Carcavelos, no dia 14 de março de 2014. Em conjunto com o poster, foram igualmente apresentadas três experiências de Física: Água Fervente numa Seringa, Espectroscópio Portátil e Cloud Chamber.


Esta divulgação surge no âmbito da minha participação no curso Summer Workshop for Teachers 2013, que teve lugar nas instalações do ESTEC/ESA (Nordwijk, Holanda), em agosto de 2013.

quarta-feira, 9 de abril de 2014


domingo, 12 de janeiro de 2014

NASA | Mars Evolution

Billions of years ago when the Red Planet was young, it appears to have had a thick atmosphere that was warm enough to support oceans of liquid water - a critical ingredient for life. The animation shows how the surface of Mars might have appeared during this ancient clement period, beginning with a flyover of a Martian lake. The artist's concept is based on evidence that Mars was once very different. Rapidly moving clouds suggest the passage of time, and the shift from a warm and wet to a cold and dry climate is shown as the animation progresses. The lakes dry up, while the atmosphere gradually transitions from Earthlike blue skies to the dusty pink and tan hues seen on Mars today. (NASA Goddard)